APRESENTAÇÃO

 

O PROSEPE, Projecto de Sensibilização e Educação Florestal da População Escolar, teve início no ano lectivo de 1993/94. A sua criação procurou dar continuidade a um conjunto de acções que vinham a ser promovidas pelo Instituto de Estudos Geográficos da Universidade de Coimbra e pela Comissão Nacional Especializada de Fogos Florestais (CNEFF), reunindo-as num único projecto, com vista à formação conjunta de um público alvo específico – os Jovens.

Os pilares em que assenta este projecto são:  formação, sensibilização, educação e mobilização dos mais jovens. Procura  incentivá-los a agirem, usando as suas capacidades criativas, de crianças e de jovens, e a assumirem um papel interventivo junto dos adultos, na defesa da floresta.


 O Prosepe assumiu-se, desde a sua criação, como um Projecto Pedagógico, de Educação de Jovens, enquadrado nas áreas da Educação Cívica e para a Cidadania, da Educação Ambiental  e porque é levado a efeito numa área ambiental muito específica, a Floresta, assume-se, efectivamente, como um projecto da Educação Florestal.

Pelo número de Professores e Alunos envolvidos, o Prosepe é o maior e mais longo Projecto de Educação Florestal existente em Portugal.